Como fazer um Inventário de Resíduos Sólidos Industriais?
- Rômulo Henrique Marmentini Vogt
- 6 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

O inventário de resíduos sólidos industriais pode ser definido como um conjunto de informações sobre a geração, características, armazenamento, transporte, tratamento, reutilização, reciclagem, recuperação e disposição dos resíduos sólidos industriais gerados no país. É uma importante ferramenta de gestão, tendo sido instituído no Brasil pela Resolução CONAMA Nº 313/2002 para coletar, por meio dos órgãos estaduais de meio ambiente tais informações destas empresas.
As principais informações a serem levantadas no inventário de resíduos sólidos industriais são:
Razão social da indústria;
Endereço da unidade industrial;
Endereço para correspondência;
Contato técnico;
Características da atividade industrial;
Responsável pela empresa;
Informações sobre o processo de produção desenvolvido pela indústria;
Informações sobre os resíduos sólidos gerados nos últimos 12 meses;
Informações sobre os resíduos sólidos gerados nos anos anteriores que encontram-se sob a responsabilidade da emrpresa;
Além disso, o levantamento dessas informações deve seguir alguns critérios estabelecidos pela CONAMA 313/2002, sendo eles:
Características da atividade industrial
Deve constar a atividade principal da indústria, o período de produção (horas por dia; dias por mês), número de funcionários; área útil (m²) e as coordenadas geográficas do local.
Informações sobre o processo de produção da indústria
Deve apresentar a quantidade e a capacidade máxima de matérias-primas (substância principal e essencial do produto) e insumos (outras substâncias utilizadas no processo produtivo) utilizados pela empresa e dos produtos gerados.
Etapas do processo de produção
Deve constar a identificação e descrição de cada etapa do processo produtivo. Em casos de haver mais de uma linha de produção, deve-se realizar o levantamento em ambas.
Informações gerais sobre os resíduos gerados nos últimos 12 meses
Cada resíduo gerado pela empresa ao longo dos últimos 12 meses deve ser identificado e descrito individualmente. Junto a descrição, devem ser incluídas informações referentes a:
forma de armazenamento: destinação definitiva ou indefinitiva; coordenada geográfica do local de armazenamento; quantidade produzida nos últimos 12 meses (tonelada/ano); estado físico do resíduo (sólido, semi-sólido ou gasoso);
forma de tratamento na indústria: descrição de tratamento, reutilização, reciclagem ou recuperação do resíduo, bem como a quantidade produzida (ton,/ano) ;
forma de tratamento fora da indústria: identificação do destino dos resíduos; número da licença ambiental do destinatário; quantidade gerada (ton/ano); estado físico do resíduo; posição geográfica do local de destino;
Resíduos gerados nos anos anteriores
No caso de resíduos gerados nos anos anteriores que estão sob a responsabilidade da empresa, deve-se apresentar as informações referentes a forma de armazenamento, quantidade, estado físico e posição geográfica.
Comentários