top of page

Você sabe como é composto os preços da gasolina e diesel nos postos de combustíveis?

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 20 de fev. de 2018
  • 1 min de leitura

No dia 19 de fevereiro de 2018 a Petrobras divulgou no seu site oficial o preço médio da gasolina e diesel nas refinarias, com o intuito ser mais transparentes em relação ao valor final cobrado nos postos de combustíveis. De acordo com a companhia, as revisões feitas no preço nas refinarias podem ou não se refletir no preço final, incorporando tributos e custos logísticos. A Petrobras também afirma que não alterou a politica de preços e os valores derivados são atrelados aos mercados internacionais.


No caso da gasolina o preço final na bomba de combustível é composto pela realização do produtor, impostos aplicados, custo do etanol anitro e custos de distribuição e revenda, sendo a maior parcela formada pelos impostos com 45% do valor cobrado nos postos. Segundo a Petrobras "Na maior parte dos Estados, o cálculo do ICMS é baseado em um preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF), atualizado quinzenalmente pelos seus governos. Isso significa que o preço nos postos revendedores pode ser alterado sem que tenha havido alteração na parcela do preço que cabe à companhia".


A alteração em pelo menos uma das parcelas terá reflexos, para mais ou para menos, no preço que o consumidor pagará na bomba. Para mais informações acesse o site Petrobras onde informa os preços médios de diesel e gasolina além dos valores médios do gás de cozinha para botijão de 13 kg às distribuidoras sem tributos.

Commentaires


bottom of page