top of page

Engenharia Ambiental: 6 dicas para você se preparar para o mercado de trabalho!

  • Rômulo Henrique Marmentini Vogt
  • 20 de fev. de 2018
  • 3 min de leitura

Fonte: depositphotos


Noites mal dormidas, falta de dinheiro, cálculo pra todo lado. Essas são apenas algumas das dificuldades enfrentadas por qualquer estudante de engenharia (seja ela qual for).

Para passar por cima disso tudo, o futuro engenheiro costuma buscar motivação em três objetivos, ordenadamente, que não o deixam desistir:


1 – Conseguir o diploma;


2 – Obter o registro no CREA;


3 – Ficar rico;


Essa premissa ocorre porque há o senso comum de que os engenheiros são profissionais altamente requisitados e generosamente recompensados por suas atribuições.

De fato, esta não chega a ser uma inverdade, mas antes de sair fazendo planos com seu futuro salário, é importante saber algumas coisas a respeito do mercado de trabalho para nós, profissionais da engenharia.

Por isso, essas dicas são para você, estudante de engenharia ambiental (ou de outra área relacionada), se preparar para o mercado de trabalho e ficar sabendo de alguns fatos que seus professores provavelmente ainda não te contaram sobre sua profissão:

1 – Não aposte todas as suas fichas em concursos públicos



Muitos estudantes acreditam na aprovação imediata num concurso público após terminar a graduação. O que eles não sabem é que a grande maioria dos concursos públicos disponibiliza apenas uma vaga para profissionais de engenharia ambiental. Em geral, é permitida ainda a candidatura de profissionais de outras áreas da engenharia, desde que possuam especialização na área de meio ambiente. Desta forma, se seu objetivo é trabalhar em algum órgão público, prepare-se para enfrentar uma concorrência muito forte.



2 – Não há muitas vagas na iniciativa privada



A quantidade de vagas é relativa de região para região. Depende da quantidade de empresas, das leis e da atuação dos órgãos ambientais estaduais e municipais. Além disso, apesar das estatísticas sugerirem um déficit de engenheiros no Brasil, é comum encontrar profissionais de engenharia trabalhando fora da sua área de formação ou até mesmo desempregados.



3 – Inglês é imprescindível



A grande maioria das vagas de emprego disponíveis no mercado de trabalho para profissionais de engenharia (principalmente trainee) exigem fluência em inglês. Desta forma, não dominar o idioma pode fechar muitas portas e acabar dificultando a sua entrada no mercado de trabalho.



4 – Prepare-se para concorrer com profissionais de outras áreas



Grande parte das pessoas ainda não sabe diferenciar as atribuições dos profissionais de engenharia ambiental, florestal e agronômica por exemplo. Desta forma, é comum a concorrência com esses profissionais (além de gestores ambientais e biólogos) nas vagas de emprego, principalmente em cargos de analista ambiental, analista de sustentabilidade, etc. Além disso, muitos desses profissionais compartilham das mesmas atribuições que nós. Ou seja, essa concorrência vale também para quem deseja abrir sua própria empresa de consultoria ou trabalhar como profissional autônomo.



5 – Profissionais versáteis são mais procurados



As empresas buscam por profissionais cada vez mais versáteis, capazes de coordenar Sistemas de Gestão Integrada – SGI de qualidade, segurança, saúde e meio ambiente. Desta forma, buscar conhecimento nessas áreas através de cursos complementares, outras graduações ou especializações é algo a se pensar se quiser agregar sua formação profissional e aumentar as chances de conseguir uma boa vaga.



6 – Evolua, persista e não desista



Além das dicas acima, manter-se atualizado sobre normas e leis ambientais, ter um bom domínio de informática e uma boa comunicação são algumas das qualidades que podem contribuir na sua busca pelo primeiro emprego. De toda forma, é importante insistir bastante, se preparar e “garimpar” para encontrar as melhores vagas. Uma opção é apostar em programas trainee e outros cargos de menor expressão (não, você não vai ganhar 10 mil por mês no primeiro emprego, sinto muito!) e é claro, não desistir do seu objetivo, afinal, persistência nunca foi problema para futuros engenheiros.

lkjhlj


Comments


bottom of page