Impacto, poluição e contaminação ambiental: você sabe a diferença?
- Rômulo Henrique Marmentini Vogt
- 15 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Impacto ambiental, poluição ambiental e contaminação ambiental. Esses três conceitos embaralham a cabeça de muita gente e por muitas vezes, são utilizados erroneamente como sinônimos.
Pensando nisso, nós do Sustentabilidade Descomplicada fizemos esse post pra acabar de vez com suas dúvidas sobre o assunto.
Para saber a diferença precisamos, antes de tudo, saber o que cada um significa, conforme veremos abaixo:
Impacto Ambiental
Impacto é, segundo Bolea & Estevan (1984), qualquer alteração favorável ou desfavorável, produzida por um produto, processo, ação ou atividade. Se essa alteração incide sobre o meio ambiente, chama-se impacto ambiental.
Esse conceito é melhor detalhado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (1986) que diz, em linhas gerais, que o impacto ambiental ocorre quando qualquer forma de matéria e energia resultante das atividades humanas altera as propriedades (físicas, químicas e biológicas) do meio ambiente de modo a afetar (direta ou indiretamente):
A saúde;
A segurança e o bem-estar da população;
As atividades sociais e econômicas;
A biota;
As condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
A qualidade dos recursos ambientais;
Ou seja, o impacto ambiental não é necessariamente algo negativo, mas sim, um resultado de uma alteração ambiental ocasionada por ação humana, que afete de forma positiva ou negativa cada um dos citados anteriormente.
Poluição Ambiental
Na Política Nacional do Meio Ambiente (1981) define-se a poluição como a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem:
A saúde;
A segurança e o bem-estar da população;
As atividades sociais e econômicas;
A biota;
As condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;
[...] e/ou lancem matéria ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos por lei.
Como se percebe, diferente do impacto ambiental, a poluição é sempre prejudicial.
Contaminação Ambiental
A contaminação ambiental, por sua vez, remete a presença de substâncias (químicas ou biológicas) no ambiente (ar, solo ou água), decorrentes de atividades antrópicas, em concentrações que restrinjam a utilização desse serviço ambiental para usos atuais e/ou futuros. Tais restrições são definidas com base em avaliação de risco à saúde humana e aos bens a proteger.
Em outras palavras, uma área está contaminada quando a quantidade ou concentração de determinada substância excede valores de referência predeterminados com base no risco a saúde humana e ao meio ambiente, restrinjindo sua utilização.
Resumindo...
Pra não esquecer:
Impacto ambiental remete alterações nas propriedades do ambiente que resultam em consequências positivas ou negativas;
Poluição é a degradação do meio ambiente, prejudicando efetivamente a sua qualidade;
Contaminação é a presença de substâncias de origem antrópica em quantidade superior a valores de referência predeterminados em avaliações de risco;
Viu como ficou mais fácil?
Esperamos ter ajudado. Até a próxima.
Comentarios