5 motivos para você contratar um Engenheiro Ambiental
- Rômulo Henrique Marmentini Vogt
- 15 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

As questões ambientais são tema cada vez mais frequente nas empresas brasileiras.
As constantes criações e alterações de leis e políticas voltadas ao meio ambiente têm causado dores de cabeças em gestores e empresários, principalmente em empreendimentos de pequeno porte.
Logo, a ausência de conhecimento técnico disponível pode trazer grandes consequências, como atrasos na implantação de empreendimentos, multas e até mesmo embargos.
Para evitar esses prejuízos, é fundamental a presença de pelo menos um profissional da área ambiental para orientar, propor e executar projetos que tornem sua empresa mais sustentável e, consequentemente, coloquem-na em acordo com as exigências dos órgãos ambientais.
Seja para um serviço de consultoria ou para um contrato efetivo, o profissional mais qualificado é aquele com conhecimento e atribuições suficientes para coordenar e implantar todos os programas e projetos necessários de maneira rápida e eficaz. Nesse contexto, ninguém é mais preparado do que o engenheiro ambiental, e as razões para isso você vê abaixo:
1 – Possui conhecimento multidisciplinar
Diferente dos engenheiros florestais ou agronômicos, por exemplo, que têm uma formação respectivamente voltada para extrativismo florestal e agronegócio, o engenheiro ambiental possui uma formação ampla, com disciplinas voltadas ao estudo do solo, água, atmosfera, resíduos, saneamento, etc., tornando-se o profissional mais capacitado para identificar e solucionar as possíveis fontes de poluição na sua empresa.
2 – Desburocratiza para você
É sabida a grande quantidade de documentos e projetos exigidos, por exemplo, no licenciamento ambiental de uma empresa. Muitas vezes o órgão ambiental já está sobrecarregado de processos pra analisar, o que faz com que o parecer final demore. Para reduzir esse problema, é fundamental ter um bom profissional com experiência no ramo e atento as exigências para evitar atrasos devido à falta de documentações ou projetos incompletos.
3 – Lida com questões ambientais em toda a sua carreira
Em quase todas as disciplinas dos cinco anos de graduação, estágio, atividades de extensão e experiências profissionais o engenheiro ambiental viu e estudou problemas ambientais através de diversas perspectivas e metodologias, adquirindo uma verdadeira bagagem que lhe permite escolher rapidamente e aplicar o plano, projeto ou programa ideal para sua empresa.
4 – Propõe e executa os projetos
Além do conhecimento técnico necessário, o engenheiro ambiental possui atribuições suficientes para executar os principais projetos ambientais de sua empresa, eliminando a necessidade de contratação de outros profissionais.
5 – Não é necessariamente um ambientalista
Engana-se quem acredita que o engenheiro ambiental irá implantar projetos de altíssimo custo ou ir contra o desenvolvimento da sua empresa. Pelo contrário, ele é contratado para te ajudar e fará isso considerando questões econômicas, sociais e ambientais, visando sempre o melhor custo-benefício para sua empresa.
Comentários